Logotipo e Identidade Visual saiba a diferença

Diferença entre Logotipo e Identidade Visual

Muita gente se confunde sem saber qual a diferença entre identidade visual e logotipo.

Aparentemente, ambos os conceitos podem parecer similares, mas você verá que entender o que os diferencia é essencial para ampliar o poder da visibilidade e a fixação de uma marca no mercado.

Uma empresa que cria sua identidade visual e logo baseados nos seus valores e no seu público-alvo, terá muito mais chances de atrair e reter clientes, além de posicionar-se de maneira diferenciada perante os concorrentes.

Pense na marca Coca-Cola. Se você vir outra marca com as mesmas cores e tipo de letra você logo se lembrará automaticamente da Coca-Cola, ainda que essa marca pertença a outro produto. Esse poder que a marca exerce na mente das pessoas é justamente o que é trabalhado na construção da identidade visual e logo de uma empresa.

A seguir, confira os conceitos e entenda a importância de cada um deles.

O que é a identidade visual de uma empresa?

Identidade Visual Aguatech

De maneira resumida, a identidade visual pode ser definida como o símbolo gráfico de uma empresa, uma espécie de “RG” que irá diferenciá-la das demais. Na maioria das vezes, o
primeiro contato do cliente com a organização se dá por meio da identidade visual e, por este motivo, é essencial que ela seja construída com estratégias fortes.

Além da marca, todas as informações visuais de uma empresa compõem sua identidade visual. Ou seja, o padrão das cores, a fonte do logotipo, o tipo de imagens que são apresentadas no site ou blog da empresa, entre outros recursos.

Estas informações costumam ser definidas no manual da marca de uma empresa, que contém todos os padrões para aplicação da marca seguindo a identidade visual estabelecida. Entendeu
agora? É a identidade visual que faz com que seu público reconheça sua marca em qualquer lugar, ainda que o nome da marca não apareça.

O que é o logo de uma empresa?

Logotipo Instituto Carioca de Implantodontia

Logo, ou logotipo, é a forma gráfica com que o nome e conceito da marca serão apresentados graficamente. Esta apresentação pode ser feita apenas por meio de tipografia, como é o caso da Coca-Cola, ou aliando tipografia e símbolo, como a Amazon, por exemplo.

Coca Cola e Amazon

Da mesma forma que a identidade visual, o logo deve refletir os valores e a essência da marca, trazendo consigo um conceito coerente. Obviamente, ele deve ser único e se destacar frente aos concorrentes.

O responsável por criar um logotipo terá uma tarefa complexa nas mãos, afinal, o logo precisará ser legível, mesmo em pequenos formatos, e também nas impressões em preto e
branco. Sendo assim, seu criador deverá ter total domínio em relação à psicologia das cores, das formas, além de conhecimento em tipografia.

Na criação da identidade visual e logotipo de uma empresa, nenhum elemento é criado ao acaso.

Todas as informações visuais presentes foram pensadas de forma estratégica, a fim de complementar e reafirmar o que uma empresa oferece, seja na forma de letras ou de imagens.

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?
Deixe aqui o seu e-mail!

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Deixe aqui o seu e-mail!

Adoraríamos ter você em nossa lista de e-mails, faça parte do nosso grupo de leitores e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso com o seu negócio (aproveite, é totalmente grátis!)

You have Successfully Subscribed!


Escrito por:
Marcos Vinicius
Marcos Vinicius
Designer e Consultor de Marketing Digital, atua no mercado desde 2009. Com espírito empreendedor, tem o intuito com esse site de ajudar o máximo de empreendedores possíveis com interesse em ter a sua marca ou negócio on-line. Acredito que é possível e que todos podem empreender!

Adoraríamos a sua opinião, deixe abaixo o seu comentário.

Pin It on Pinterest

Share This
DeixeAquioSeuEmail

GOSTOU DO NOSSO CONTEÚDO?

Adoraríamos ter você em nossa lista de e-mails, faça parte do nosso grupo de leitores e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso com o seu negócio (aproveite, é totalmente grátis!)

You have Successfully Subscribed!